domingo, 11 de maio de 2008

Destino de Peixe no MMI.

Está patente no MMI. até 20 de Julho de 2008 a exposição de fotografia “Destino de Peixe” e, à venda, o respectivo livro que permite ao visitante interessado trazer a exposição para casa, para meditar.

Brigitte d’ Ozouville associa o gosto pela fotografia à dimensão antropológica do seu trabalho de pesquisadora.
Isabelle Lebastard cruza a apetência pela biologia com o prazer da escrita poética.
Do seu encontro, uma simbiose perfeita: a imagem motiva o poema e o poema completa a imagem.

É um casamento exemplar entre fotografia e poesia com um resultado excepcional que penetra também na alma de quem passa e perpassa pela galeria (improvisada) do museu, num diálogo intimista que nos convida a intervir: o homem, o peixe, a paisagem e o observador cruzam o pensamento numa linguagem riquíssima, de que resulta uma mensagem nobre.
Senti uma forte afinidade com este trabalho de pesquisa, pois alguns destes lugares (Nazaré, Peniche, Ericeira, Seixal, Tavira…) são-me agradavelmente familiares e daí …convidativos.
Nas mãos do homem…o destino do peixe, o cromatismo aceso dos barcos, as carcaças enferrujadas e carcomidas, o ocre dos alcatruzes irmanados, os costados apodrecidos, os cabos ressequidos e desfiados, as tintas envelhecidas, estaladas e queimadas, as superfícies húmidas cristalinas e reluzentes, as redes drapeadas, enredadas e esbatidas, os peixes escalados e apinhados, os céus azulinos, os reflexos estáticos, as armadilhas geométricas… prendem-me, cativam-me e atraem-me.

Pena que o espaço apenas comporte dezassete conjuntos de fotografia/poema dos vinte e oito que o livro “Destino de Peixe” encerra.

Escolher uma imagem e uma poesia preferidas?
Muito difícil.
Eis uma de muitas que fazem parte do quotidiano da Ericeira.

Somos Irmãos

Somos irmãos
não é coisa
que se discuta

Eternamente
no mesmo barco
iremos afrontar

As redes vazias
dos maus tempos
os jarros cheios
de horizonte azul

Eternamente
no mesmo barco
somos irmãos
do mar.


Aconselho vivamente a exposição a quem seja sensível à Arte. Notável!

Somos irmãos – in “Destino de Peixe”

Ílhavo, 11 de Maio de 2008

Ana Maria Lopes

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Sem dúvida um belo trabalho do qual já estava a par por informação da "newsletter" do Museu Marítimo de Ílhavo. O mar, embora a maioria não o veja, sem dúvida transmite uma mensagem nobre ao homem desde que o homem existe, seja formando-o, alimentando-o e mesmo ao tirar-lhe a vida. É o melhor professor de filosofia que conheço, o Mar.
Vamos lá ver se consigo mais tarde adquirir a brochura com as imagens, pois isto de estar noutro país por vezes complica obter estas coisas e mesmo livros.

Atentamente,

www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt