quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Faina Maior do Capitão Francisco Marques - DVD




Integrado no Festival de Bacalhau, será apresentado o DVD A Faina Maior do Capitão Francisco Marques, no navio-museu SANTO ANDRÉ, no próximo dia 22, sexta-feira, pelas 18 H 30.

Como é natural, foi-me difícil fazer um depoimento, se bem que breve, sobre o Francisco, devido aos muitos e emotivos momentos em que trabalhámos juntos, desde o filme À Glória desta Faina (1989).

Limitada às imagens que tenho em arquivo, aqui na Costa-Nova, nunca é demais rever e partilhar momentos de bastidor, muito significativos e intensos para nós, passados a bordo do lugre Creoula ou em preparativos da exposição Faina Maior (1992) ou do livro Faina Maior – A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova (1996).

Construção da gaiuta – 11.3.1992


Construção dos beliches – 3.6.1992



Preparativos da Faina Maior – 21.11.1992



Já temos cozinha, já temos leme, já podemos navegar – dizia-me o Francisco. Eu, no entanto, não me convencia muito, pois estávamos a uns escassos dias da inauguração (28.11.1992) e muitos pormenores havia para ultimar.



A bordo do Creoula – 19.9.1993



Na véspera do lançamento do livro Faina Maior – 21.6.1996




Fotografias – Arquivo pessoal da autora

Costa-Nova, 20 de Agosto de 2008

Ana Maria Lopes




1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

É com grande interesse que recebo esta notícia de um novo DVD relacionado com a Faina Maior e o saudoso Capitão Francisco Marques.
Gostei imenso de ver estas fotos, com um velho lobo do mar a apresentar os seus conhecimentos.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt