terça-feira, 14 de abril de 2009

Rostos da pesca bacalhoeira... no ARGUS

-
-
Com o Argus na Gafanha da Nazaré…presente, mesmo ao longe, pela imponência dos seus quatro mastros, tive vontade, ao serão, de reler o I sailed with Portugal' s Captains Courageous escrito por Alan Villiers e traduzido pelo caríssimo Amigo Capitão Vitorino Ramalheira. Não resisti a respigar uns curtos parágrafos do excelente texto.

Ainda menos resisti a evocar alguns dos rostos dos grandes homens da pesca bacalhoeira, no Argus, na campanha de 1950, eternizados pela notável objectiva de Alan Villiers.

(...) Cedo, na Primavera de 1950, fiz viagem com a frota de pesca portuguesa, de 32 veleiros, no Argus, gracioso lugre em ferro, de quatro mastros, construído em 1938 – 1939, um rei entre os navios portugueses (…).

O piloto, um jovem bem disposto, de 22 anos, fazendo a sua 5ª viagem, disse-me que era o Primeira Linha, Francisco Emílio Baptista, o campeão dos pescadores de toda a frota. Em média apanhava uma tonelada de bacalhau por dia. Uma tonelada por dia! Olhei para ele espantado, porque não fazia a mínima ideia de que o peixe podia ser pescado em tal quantidade, na pesca à linha.
Os companheiros do Francisco tinham uma piada acerca das suas façanhas – “Ele tem o seu próprio viveiro” – explicou o segundo piloto. – “Vai lá e tira o seu peixe!”

O primeira linha Francisco Emílio Baptista


(…) António Rodrigues, de 63 anos, soube-o depois, fazia a sua 43ª viagem aos Bancos. Era um velhote simpático, cara castanha, mas o seu corpo era ainda activo e ágil, como um jovem (…).

António Rodrigues faz leme


O pescador Joaquim Pedro Rolão


Alan Villiers


Espero que apreciem, tanto como eu, imagens e texto. Foi essa a minha intenção…ao rememorá-los.
.
Fotografias de Alan Villiers – Cortesia da National Geographic Society

Ílhavo, 8 de Abril de 2009

Ana Maria Lopes
-
-

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Bom dia.

Foi realmente uma das melhores aquisições que fiz nos últimos anos, esta revista e uma outra onde Alan Villiers descreve as Douradas Praias de Portugal.
Os interessados poderão por certo encontrá-las facilmente na internet, quase "ao preço da chuva".

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt