terça-feira, 2 de junho de 2009

Memórias ... de Testa e Cunhas - I


De post em post, de consulta em consulta, de arquivo em arquivo, de jornal em jornal, tenho descoberto algumas “novidades” da história da formação de Testa & Cunhas, que achei bem divulgar pelos interessados.
Tinha conhecimento, por razões pessoais, de que Testa & Cunhas lembrara os seus 50 e 75 anos com medalhas alusivas e comemorativas, em Dezembro, respectivamente, de 1977 e de 2002.

Medalha dos 75 anos – 2002


Reverso da medalha – 2002


Quase centenária, nascera em 16 de Dezembro de 1927. Era um dado adquirido. E estava convencida de que Manuel Simões da Barbeira teria estado entre os sócios fundadores. Confirmei-o, ao revisitar a escritura da constituição da Sociedade:


--


As minhas conjecturas estavam confirmadas.

Durante os dias chuvosos, pesados e frios deste inverno, fui consultando, sistematicamente o jornal “O Ilhavense”.
Eis que, logo a 4.12.1927, deparei com este anúncio que, de alguma maneira, mexeu comigo:



Idênticos anúncios, creio sabê-lo, foram inseridos pelos fins de Novembro de 1927, em alguns jornais nacionais.

O nome dos navios- Silvina, Ernani e Laura, pelo menos, era-me muito, muito, familiar… Teria sido vendida a sociedade publicitada? Quem a teria comprado?

(Cont.)


Ílhavo, 2 de Junho de 2009

Ana Maria Lopes

-

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Serei eu por certo um dos interessados nesta longínqua história que nos começa a contar, pois foi a companhia para a qual o meu pai pescou nos seus 8 anos de bacalhau.
Cá estaremos para continuar a ler.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt