sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Atlântico - Navio perdido e imagem encontrada

-
Repescando…O lugre Atlântico naufragou por encalhe a sul da barra de Aveiro, em 30 de Outubro de 1925, por motivo de avaria no leme, tendo sido salvos todos os tripulantes.
Quando em post de 12 de Maio de 2009, AtlânticoNavio Perdido…, narrei o acidente, recordando o ex-Dolores, lamentei o facto de não ter encontrado nenhuma foto do encalhe.

Com a vazante da maré, iniciaram-se os trabalhos de recuperação dos salvados e de grande parte da carga, constituída por 2 200 quintais de bacalhau.

Ao local acorreram milhares e milhares de curiosos, de Ílhavo, Aveiro, Gafanhas, Costa-Nova, para verem o navio naufragado.

Pena é que entre tantos “mirones”, nenhum tivesse feito disparar a objectiva, de modo a que um documento visual tivesse chegado, hoje, até nós, para enriquecer a narrativa, já por si, tão forte e impressionante! – manifestava eu.

Eis que há dias o Amigo Reimar me presenteou com uma foto surpresa com o Atlântico encalhado. Quem espera sempre alcança.


In O Comércio do Porto


Fotografia amavelmente cedida por Reinaldo Delgado
-

Ílhavo, 26 de Novembro de 2010
-
Ana Maria Lopes
-

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

Realmente o amigo Reinaldo nunca desiste de vasculhar na vastidão de jornais do passado. Mais uma agulha do palheiro da Faina Maior aqui nos mostra.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt