sábado, 4 de agosto de 2012

Ílhavo Sea Festival 2012

--
No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa ao 75.º aniversário do Creoula, do Santa Maria Manuela e da Sagres, a Câmara Municipal de Ílhavo promove, entre os dias 3 e 6 de Agosto, o ÍLHAVO SEA FESTIVAL 2012, que integra um conjunto vasto de acções de índole cultural e desportiva e que conta com a presença de alguns dos maiores e mais belos veleiros do mundo.
Esta iniciativa, que conta com o apoio e a colaboração de diversas entidades, de entre as quais se destaca a APA – Administração do Porto de Aveiro, como Parceira Oficial, acolhe no Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, veleiros tão deslumbrantes como o Creoula, o Santa Maria Manuela e o Argus, bem como o Mir, o Alexander von Humboldt II, o Dar Mlodziezy, o Johanna Lucretia, o Maybe, o Guayas, entre outros. Ao participarem na “The Tall Ships Races 2012” da STI (Sail Traning International), escolheram este “Porto Amigo”, o Município de Ílhavo, como ponto de paragem entre Cádiz e La Coruña (Espanha), estando durante estes dias de portas abertas para receber todos os que os queiram visitar. Para além da imponente presença dos veleiros, destaque ainda para a alegria contagiante das suas tripulações, que se associam a este evento com mais cor e dinâmica, tornando o momento ainda mais único e memorável.
Durante a permanência da frota, terá lugar um vasto conjunto de iniciativas, como sejam espectáculos musicais, animação de rua, mostra de artesanato e antiguidades, feira do livro, insufláveis para crianças, desfile das tripulações, actividades desportivas (canoagem, nautimodelismo, mergulho, kitesurf, etc.) e gastronómicas. A autarquia ilhavense está convicta de que o Ílhavo Sea Festival 2012 constituirá mais uma excelente oportunidade de divulgação do município e da sua história marinheira, em especial da sua efectiva vocação marítima, seja ao nível da pesca, ao nível da náutica de recreio e de outras actividades económicas, em especial do turismo, que tenham o mar e a Ria de Aveiro como pano de fundo.

Ontem, assistimos à Abertura oficial do Sea Festival, pelas 14h e 30, no porão do navio-museu Sto. André, seguida de visita guiada aos majestosos navios. As condições de visita não foram as melhores – a grande distância, o natural rebuliço, o sol ardente, o vento razoável e o cansaço não facilitaram as imagens de pormenor. E, em todo o seu esplendor, para mim, não há nada como fotografar os veleiros em mar aberto ou na entrada e/ou saída da barra.

Para perfazer os treze navios esperados, entrarão ainda hoje os últimos quatro. Aguardemos, pois.


Alguns dos veleiros presentes:

 
Creoula na neblina, em 2008

SMM, a 1 de Agosto de 2010

Chegada do Polynésia/Argus, em 2009


Barca Mir, Rússia, em 2008. RSM


Barca Guayas, Equador, em 2012. JR.

Barca Dar Mlodziezy, Polónia, em 2012. TCS.


Pelican, Londres, em 2012. TSC.

-
Imagens de arquivo e outras  cedidas pelos amigos João Reinaldo, Rui São Marcos e Teresa Santos
-
Costa Nova, 4 de Agosto de 2012
-
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: