domingo, 11 de novembro de 2012

Bateira erveira «prova» as águas da Ribeira de Canelas

-
Depois das detalhadas notícias de ontem e hoje que o Diário de Aveiro nos dá a conhecer sobre a matéria, limitamo-nos a deixar umas impressões da nossa participação no bota-abaixo da réplica do «barco de ervagens» de Canelas.
Quem semeia, colhe, concluímos e, graças ao investimento etnográfico-linguístico feito em pesquisas, nos anos 80, em andanças pelas ribeiras e esteiros da zona, em livros publicados, com espanto, mas satisfação, fomos convidados para o saudável e simples evento, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Canelas. E lá estivemos com muito para contar e muito para ouvir sobre a embarcação.
Depois daquelas saudáveis discussões académicas acerca da terminologia mais correcta para a classificação da embarcação, concluímos, ontem, mais uma vez, que embora muito conhecida por «bateira erveira de Canelas», entre os populares, a terminologia mais adequada e correcta seja «barco de ervagens de Canelas», mandado fazer pelos proprietários com mais posses, já extinta a mais tradicional bateira erveira da região (a fêmea), que ainda conhecemos, a flutuar, mas já afastada de uso.
Reportagem fotográfica:
 
Aí vem ele! Saída do estaleiro
 
 
Proa elegante, breada a negro, polvilhada de casca de arroz
 
 
Sinal festivo! O ramilhete da praxe de flores campestres
 
 
Arrojada manobra! Trajecto arriscado
 
 
O Zé da Fonte, sorridente, experiente, homem de outros tempos, orienta o caminho
 
 
Chegada ao Ribeiro de Canelas, novo local de residência
 
 
Depois dos discursos da praxe, bênção pelo pároco da freguesia, a embarcação prova as águas da região.
 
 
Arriscada descida!
 
 
Construtor Manuel Pires e a «sua» obra
 
 
Manuel Pires e Zé da Fonte deslocam-se à vara
 
 
As «meninas da Ria», a junior e a senior, deliciadas...
 
 
E assim se passou a tarde de sábado, entre chuviscos e sol, num convívio alegre, salutar, singelo, mas cheio de calor humano.
 
 
Fotografias da autora do blogue

Ílhavo, 11 de Novembro de 2012

Ana Maria Lopes
-

3 comentários:

Etelvina Almeida disse...

10-11-2012
Uma viagem até Canelas, na companhia da Drª Ana Maria Lopes, ao encontro com um símbolo da região - uma embarcação.

Uma viagem no presente, a um passado distante mas sempre recordado - neste dia através desta bela embarcação da região de Canelas (Estarreja) uma réplica construída por quem ainda guarda os saberes de outrora, Srº Manuel Pires.

Neste post do blog "Maritimidades", a Drª Ana Maria Lopes, recorda a saudosa embarcação - que outrora tanto a encantou - tendo nesse tempo contribuído para a sua conservação em ambiente museológico.
Um bem haja.

Parabéns à Junta de Freguesia de Canelas e à Câmara Municipal de Estarreja por tão nobre iniciativa - preservar o nosso passado, fazê-lo reviver, mostrá-lo e orgulhar-se disso é de louvar.

Obrigada, Drª Ana Maria, por tão agradável companhia.

etelvina Almeida disse...

Adorável e carinhoso,"meninas da Ria". Um beijinho!

Ana Maria Lopes disse...

«Meninas da Ria» de equipas diferentes, a «junior e a senior», como refiro. Mas, aí também reside algum encanto, pois temos vivências diferentes, que trocamos.Ok?