terça-feira, 12 de março de 2013

A ida ao mar, em imagens, na Costa Nova (Anos 40) - 2

-
(Cont.)


 

Entretanto, atingem-se as águas calmas e rema que rema, cia que cia, afastam-se cerca de 3 milhas da linha da costa.
E atrás do reçoeiro, corre, pela borda, a extensa manga da rede até à chegada do saco central, cuja abertura é sinalizada por uma bóia, normalmente, um pipo.
De regresso, percorrido o caminho inverso, lançada a segunda manga (manga de regresso ou de retorno) e o cabo da mão da barca, está na hora de abicar ao areal.
 

 

E o alar da rede que demora entre três a quatro horas, num incessante vozear de homens e mugir de animais, de cima a baixo, de baixo a cima, numa correria louca e desenfreada, assusta os presentes, que só atrapalham, quando não ajudam.
As várias juntas cruzadas, espicaçadas e aguilhoadas pelos boieiros, ajoelham sob o peso do esforço.
 
 
E «curiosos» e pescadores abençoam o saco da rede, em que o peixe fervilha num último estertor. Um peixeiro, talhado na arte, de navalha em punho, desmancha o porfio, desfazendo um dos juntoiros da rede. E outra faina começa – a da divisão do peixe, separação e venda na praia. Cada um com a sua mira!!!!

Imagens de Cândido Ançã, que aprecio e acarinho. Imagino que faltarão algumas do «abicar» do barco, porque, entretanto, na era da foto analógica, terá sido necessário mudar de rolo.
 
Ílhavo, 12 de Março de 2013

Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando escrevi sobre a "saída ao mar"três coisas me lembrava: as "cachopas" a fugirem de ser "atropeladas"pelos boieiros,nem sempre inocentes,as rodas de "piso largo",de tábuas,para os carros de bois nao se enterrarem na areia,muito remexida pela correria do "puxar a rede",e a perícia no uso da navalha,afiadíssima como bisturi,para "abrir o saco"...E lembro,após interregno das companhas tradicionais(Santo Amaro,por exemplo...),o aparecimento do 1º tractor,começando a "era moderna"da arte,a cargo de reformados saudosistas...Cumprimentos,"kyaskyas"

marmol disse...

Nesta imagens revejo tempos da minha infância na praia do Furadouro que me despertam um sentimento de nostalgia!