segunda-feira, 1 de abril de 2013

INÁCIO CUNHA - grande dia! - 2

-
(Cont).

 
Cortado o cabo a que fixa o berço onde pousa o navio, pela multidão dos presentes paira um sussurro de expectativa: o saber se o berço desliza pela carreira. Há momentos, breves segundos, em que o navio parece soluçar e ganhar forças para se atrever a deslizar no plano inclinado.
 
Ganha a impulsão suficiente, capaz de ultrapassar o atrito das forças em questão; o navio arranca, primeiro hesitante, logo depois num movimento redobrado. E lá vai…
Todo o mundo fica suspenso: – a sua entrada na água.
 

Entrada na água

 
A popa mergulha na ria, momento crucial que testa a sua estabilidade.
Tomba? Não tomba? E eis que com uma ou outra ligeira inclinação, o navio desliza soberbo, leve, parecendo apressado, afastando-se da carreira.
 

Começa a flutuar… 

Momento de azáfama em que os rebocadores FOZ DO VOUGA proa) e CORONEL GASPAR FERREIRA popa),  se apressam a lançar cabos para o agarrar e trazer de volta. 
 

Rebocadores, ao serviço…

 
O navio suspende, «ferro a pique», não vá o diabo tecê-las e ser necessário uma manobra de emergência para o fundear de imediato. Agarrado de proa e de popa em manobra conjunta, o INÁCIO CUNHA aproxima-se do cais que lhe está destinado para os trabalhos de acabamento.

 
Majestoso e flutuante

Satisfiz, suponho, a curiosidade da amiga Etelvina. E de tantos outros, que, até pela mais tenra idade, não tiveram oportunidade de assistir a estes acontecimentos.
 
Quando hoje abordamos, em passeios lagunares, os Estaleiros de S. Jacinto, quem ousará dizer que naquelas carreiras deslizaram centenas de navios saídos das mãos daqueles que tão sabiamente lhe sabiam dar forma e vida.
 
Quando, em 1997, já quase com trinta anos, foi vendido ao Grupo Silva Vieira, tendo sido registado com o nome de JOANA PRINCESA, lá se foi, com mágoa, «um pedacinho» de mim.
-
Fotografias – Arquivo pessoal da autora
-
Ílhavo, 1 de Abril de 2013
-
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: