domingo, 22 de maio de 2016

A colecção de formas de «zagaias» do MMI

-
De dia em dia, ando para dizer algo sobre a colecção de formas de zagaia do MMI, que os Amigos do Museu (AMI) ajudaram a enriquecer.
Para se fazerem zagaias, gigos e chumbadas, levavam-se, a bordo, barras de chumbo, uma panela de três pés e uma concha com bico. O molde da forma era, geralmente, de bronze, tinha dois orifícios e dois punhos de madeira, enfiados em haste de ferro com que se manuseava (abria e fechava). Com o auxílio da concha, vertia-se o chumbo líquido fervente através de um orifício e no outro, colocava-se o «pé de um duplo anzol». Arrefecia rapidamente, abria-se e estava a zagaia feita.
Para além destas formas, com algumas diferenças, havia também formas de zagaim, pisciformes, com ou sem escamas e barbatanas, formas de zip-zip, formas de cacete ou pissalho (molde de chumbo cilíndrico que substituía as singas, na linha de mão), formas de uma, duas, três ou quatro singas e formas de um, dois ou três gigos (peças fusiformes, em que o pescador colocava uma coroa de alfinetes, bem apertados, destinadas a apanhar lula para isco).
Tendo ido a leilão on-line, a 19 de Setembro pp, a colecção marítima do coleccionador Alexis Passechnikoff, no Leilão do Palácio do Correio Velho, a AMI contribuiu para a compra, em parceria com a CMI, da colecção destes moldes, em número de 25.

Moldes de formas diversos: cacete, zagaias, singas
Caso curioso, esta colecção de zagaias e congéneres, entretanto melhorada, tinha sido emprestada pelo proprietário ao Museu de Ílhavo, aquando da primeira exposição da Faina Maior. Quase caso para dizer, «o bom filho à casa torna», desta vez, depois de adquirida a colecção.

Moldes de formas diversos: zip-zip, zagaim, gigo

Agora, através da realização de uma oficina de moldagem de zagaias, no Dia Internacional dos Museus, a colecção veio a lume.
Costa Nova, 22 de Maio de 2016
Ana Maria Lopes
 

Sem comentários: